Trabalhar como Carteira Assinada ou Autônomo: Vantagens e Desvantagens

De uns tempos para cá, o trabalho autônomo ganhou muito espaço no mercado e passou a competir diretamente com a categoria da carteira assinada. Muitos trabalhadores acabam ficando divididos entre estes dois caminhos e para ajudar você a escolher qual a melhor categoria no seu caso, trouxemos a seguir algumas vantagens e desvantagens de cada carreira:

Autônomo

Vantagens

Horário Livre – Como o negócio é seu, você pode fazer os seus próprios horários avaliando o que é mais viável para a sua rotina de trabalho.

Autonomia no Trabalho – De maneira independente, você terá total influência sobre as decisões do seu negócio e pode trabalhar da forma que achar melhor.

Contribuição Autônoma – Para ter direito a aposentadoria, o trabalhador passará a contribuir junto ao INSS de modo autônomo. Os valores ficam disponíveis de acordo com o salário de benefício e de contribuição e a alíquota é fixa.

Desvantagens

Aposentadoria – Como não dispõe de compromisso com a Previdência Social, o trabalhador fica desprotegido de diversas leis trabalhistas, mas ele pode realizar um plano na Previdência e contribuir de acordo com a tabela de INSS 2019 para ter direito a aposentadoria.

Responsabilidade – Como pessoa jurídica, você será responsável por tudo na empresa e terá de organizar bem a parte financeira e administrar todo o negócio.

Ausência de Direitos Trabalhistas – Como você pôde conferir, as leis do trabalho são restritas para quem tem a carteira assinada, por isso, mesmo contribuindo de maneira autônoma, o trabalhador independente não terá direito a tudo.

Carteira assinada

Vantagens

Salário Mínimo – A carteira assinada garante alguns benefícios para o trabalhador e um deles é o salário mínimo, remuneração que garante um valor básico para qualquer cargo.

Salário Fixo – Outro ponto muito importante é o fato de você recebe uma remuneração mensal fixa. A empresa que lhe contratou deverá pagar dentro do prazo estabelecido independente da ocasião.

Direitos Trabalhistas – O principal benefício para quem trabalha com a carteira assinada é estar assegurado por leis trabalhistas que garantem: aviso prévio, seguro desemprego, entre outros.

Desvantagens

Jornada Fixa – Através da CLT, você não pode fazer seu próprio horário e estará sujeito a cerca de 40 horas de trabalho semanais, sem possibilidade de autonomia.

Descontos – Todo trabalhador recebe descontos na folha de pagamento, referente a tributos obrigatórios e por isso terá um salário líquido menor do que o salário mínimo.

Falta de Autonomia – Quem trabalha para uma empresa fica sujeito às ordens e funcionamento dela, sem possibilidade de agir de maneira autônoma.